top of page

Refrigerantes : Um problema para os dentes.



Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental , atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e seus subprodutos desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.


Bebidas sem açúcar, que respondem por apenas 14 % do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais ,mas também tem ácidos na sua formulação.

O consumo está aumentando

Estimativas dizem que pelo menos uma em cada cinco crianças consome um mínimo de quatro porções por dia.

Alguns adolescentes chegam a beber 12 refrigerantes por dia!

Porções maiores agravam o problema. De 180 ml na década de 80, o tamanho do refrigerante aumentou para 570 ml na década de 90.

Crianças e adolescentes não são as únicas pessoas em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Conforme as pessoas vivem mais, mais pessoas terão probabilidade de apresentar problemas.

O Que Fazer?

Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural.

Enxague a boca com água: depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.

Use creme dental e solução para bochecho com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor.

Faça aplicação de flúor: Seu dentista pode aplicar flúor , assim você pode neutralizar os efeitos dos ácidos nos refrigerantes usufruindo de uma saúde bucal melhor.

Posts recentes

Ver tudo
Você está pronto para envelhecer?

O envelhecimento é a soma de vários fatores, a queixa mais frequente são relacionadas aos planos da face que envelhecem juntos e são...

 
 
 

Comments


whatsapp-logo-icone.png

©2022 by Dra.Lara Lavin

bottom of page