
Bichectomia
A bichectomia, é um procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião dentista e que tem como objetivo reduzir as bochechas, deixando o rosto mais fino e alongado.
Nesse procedimento, acontece a retirada total ou parcial das bolas de Bichat, que ficam localizadas entre a maxila e a mandíbula e conferem o formato arredondado ao rosto.
Apesar de serem formadas por tecido adiposo, as bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento, ou seja, elas continuam presentes mesmo que ocorra a perda de peso. Por questões genéticas, muitas vezes, essa estrutura é maior do que o desejado, causando incômodos estéticos ao paciente, por isso, é possível fazer a remoção. Esse procedimento é irreversível.
Para que serve a bichectomia?
Esse procedimento tem como principal função a estética para harmonização facial. Seu objetivo é deixar o rosto com a aparência mais magra, fina e alongada e também para pacientes que vivem traumatizando a mucosa por mordidas constantes na parte interna das bochechas.
As contra indicações são:
-
uso de radioterapia ou quimioterapia;
-
cardiopatias severas;
-
pacientes que apresentam o rosto fino;
-
infecções locais ou sistêmicas;
-
deficiências de coagulação;
-
problemas hepáticos e renais graves;
-
gravidez;
-
menores de idade.
Quais as vantagens de fazer uma bichectomia?
A bichectomia é uma cirurgia com recuperação rápida, baixo custo e resultados satisfatórios, por isso, tem despertado o interesse de tantos pacientes. A principal vantagem do procedimento é a melhora da autoestima e autoconfiança promovida pela mudança estética. O pós-operatório assemelha-se ao de uma extração do terceiro molar.
Os resultados também podem ser vistos rapidamente, em até 3 semanas.
Como é feita a cirurgia de bichectomia?
A cirurgia é bem simples e dura entre 30 minutos e uma hora. Com anestesia local, é realizada uma pequena incisão dentro da boca bem em cima da bola de Bichat em cada lado da face. Em seguida, é pressionado o lado externo da bochecha para que a gordura atravesse o corte e a mesma é removida com uma pinça. Após a remoção, o cirurgião fará a sutura, que acontece internamente, sem deixar cicatrizes externas.
Quais os cuidados antes e após a cirurgia?
Antes da cirurgia, é importante fazer uma pré-avaliação com o profissional. Lembre-se de informá-lo sobre quais medicamentos você toma e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento.
No pré-operatório também serão realizados alguns exames de sangue para tanto o conforto e segurança do paciente quanto do profissional.
A recuperação não apresenta grandes complicações. O recomendado é fazer compressas de gelo e utilizar faixas de compressão faciais para diminuir os inchaços, dores e hematomas.
A alimentação nos dois primeiros dias deve ser, em sua maior parte, líquida.
O repouso é recomendado nos dois primeiros dias e o paciente não deve fazer esforço físico na semana após a cirurgia. Além disso, devem ser tomados os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo cirurgião. Por fim, é preciso uma atenção redobrada na higiene bucal, para evitar o risco de infecções.
Quais resultados esperar da bichectomia?
Os resultados esperados da cirurgia são o afinamento da parte inferior do rosto, promovendo a definição da face.
Apesar de ser um procedimento seguro, que praticamente não oferece riscos, a bichectomia ainda assim é uma cirurgia e, por isso, para que ocorra de forma tranquila, é importante contar com um profissional qualificado e experiente, além de uma clínica especializada no assunto e equipada para lidar com possíveis complicações.